HERVÉ DI ROSA

Nascido em 1959 em Sète, França, Hervé Di Rosa co-fundou em 1979 o movimento da Figuration libre (Figuração Livre).


Expôs em Paris, Nova York, no Oriente, um tabalho muito diversificado cujas abordagens artísticas foram-se progressivamente enriquecendo no contacto com artífices de várias partes do mundo, como, Estados Unidos, México, Bulgária, Córcega, Tunísia, Etiópia, Gana, Benin, Camarões, África do Sul, Vietnam, Cuba, e Israel.

Sem reivindicar um estilo particular, Hervé Di Rosa, desenvolve um universo narrativo muito próprio, povoado de personagens retro, praticando e recorrendo a múltiplas técnicas criativas, que utiliza na pintura, na escultura, mas também na banda desenhada, no desenho animado, ou, nas imagens numéricas, na estampagem, nos frescos, nos lacados, nos objectos de prata, na tapeçaria, na cerâmica, entre outros.

Entre 1978 e 2014, foram editados cerca de 150 livros consagrados à obra de Hervé Di Rosa, umas vezes de sua autoria, outras não, para além de figurar em muitas outras publicações.

Criador de L’Art modeste (Arte Modesta), fundou em 2000, em Sète, França, o Musée International de L’Art Modeste (MIAM), onde organiza e expõe obras de artistas oriundos de diversas partes do mundo que questionam as fronteiras da arte contemporânea.

As suas exposições dispersas por todo o mundo, são muito numerosas, as individuais são mais de 200, donde salientamos a sua última exposição deste ano de 2014, « Modestes tropiques », no lindíssimo Musée du Quai Branly em Paris.


As suas obras figuram em importantes colecções quer privadas quer públicas da Europa, da América e da Ásia, em museus como o Centro de Arte Contemporãnea Georges Pompidou, le Musée d'art moderne de la ville de Paris, CAPC de Bordeaux, Fonds National d'Art Contemporain, em França, Museu Ludwig, Colónia na Alemanha, Museu de San Diego, Museums of Pittsburg nos USA, para nomear algumas.


Wikipedia Hervé di Rosa




EXPOSIÇÃO

Biografia de Hervé di Rosa

Press Release Exposição Hervé di Rosa


Hervé Di Rosa expõe apartir 8 de Novembro 2014 até 10 de Janeiro 2015.


Após numerosas exposições pelos cinco continentes, Hervé Di Rosa, criador de L’ Art modeste, reinicia em Portugal na Galeria Ginkgo, a 19ª etapa deste seu percurso pelo mundo, apresentando uma selecção das suas gravuras.

É a primeira vez que a sua obra gráfica é mostrada em Portugal. Estas obras que a Galeria Ginkgo mostra, são o resultado de uma longa e ampla experiência, desde o início dos anos 80 de Hervé Di Rosa em todas as técnicas de gravura, conforme podemos constatar no seu volumoso livro, Hervé Di Rosa Graphic (Edições Fage, Lyon 2013), a propósito deste ofício.



Têtes galantes : carborundum



Cameroun Combat des Bamouns : Xilogravura impressa sobre saco de cimento



Durban (África do Sul)



Suite Vietnamienne



Diversos



EXPOSIÇÕES FORA DA GALERIA


Maison Triolet-Aragon
17.Maio.2014 > 30.Novembro.2014
"Modestes tropiques"
Museu Quai Branly
4.Março.2014 > 18.Maio.2014
"Sculpture du Sud : une aventure méditerranéenne"
Villa Datris
18.Maio.2014 > 11.Novembro.2014
"Le peintre et l’Arène. Art et tauromachie, de Goya à Barceló"
Museu Céret
28.Junho.2014 > 12.Outubro.2014
"Le Mur La collection Antoine de Galbert"
La Maison Rouge
14.Junho.2014 > 21.Setembro.2014

GINKGO GALLERY


thuytien.nampor@gmail.com | +351 93 368 97 64


© GINKGO GALLERY 2019